Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Confirmada primeira morte por gripe suína no Paraná

A Secretaria da Saúde informa que recebeu do Ministério da Saúde, no início da noite de terça-feira (21), a confirmação da primeira morte causada pela Influenza A (H1N1) - a gripe suína - no Paraná. Trata-se de uma mulher, adulta, residente em um dos municípios da 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho.

Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 9 deste mês e, dois dias depois, o quadro clínico piorou com evolução para uma pneumonia. Cinco dias mais tarde, a paciente morreu. Com a confirmação, as ações da Secretaria da Saúde não mudam, prosseguindo com o monitoramento em tempo real do quadro epidemiológico no Estado.


A assistência à saúde aos pacientes bem como reuniões de orientações com entidades governamentais e da sociedade civil organizada também estão sendo mantidos. A Secretaria reafirma que manterá sua postura de atenção permanente como vem fazendo nos últimos três meses, desde que a nova gripe surgiu no México.

Informa ainda que colocou o Lacen-PR à disposição do Ministério da Saúde para realizar exames da nova gripe. O Lacen deve ser, a partir do fim do mês, o primeiro laboratório descentralizado do País a realizar o exame e o 168º do mundo. A Secretaria da Saúde informa ainda que deve produzir um novo protocolo de ações de vigilância epidemiológica e assistência, que deverá ser divulgado nos próximos dias.
Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário: