Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de gripe A em Maringá

O paciente é uma criança que teve contato com parentes oriundos de um país com elevado risco de contaminação

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou na tarde desta quinta-feira (16) o segundo caso de gripe A H1N1 na cidade. O paciente é uma criança que teve contato com familiares que estiveram em um país com que apresenta risco elevado de contaminação. A criança não apresenta mais sintomas e já está em casa, bem como o primeiro paciente confirmado no último dia 3.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (16) que já há transmissão sustentada da nova gripe no Brasil. Isso significa que o vírus circula de forma constante e ininterrupta no país.

De acordo com o ministério, além das pessoas que se infectaram no exterior e as que tiveram contato com elas, há outras sem vínculos com esses grupos que pegaram a doença. Temporão confirmou também que o número de mortes pela doença no país chega a 11.

O primeiro caso confirmado de transmissão sustentada foi a de um homem que morreu no último dia 30 de junho em São Paulo. Somente nesta quinta-feira, a Secretaria de Saúde de SP confirmou que não havia nenhum vínculo desta pessoa com alguém que veio do exterior.

"Esse era um fenômeno esperado de transmissão, especialmente no vírus influenza," disse o ministro. O Brasil é o oitavo país que confirma a transmissão sustentada.

Na quarta (16), o ministério confirmou 1.175 casos da nova gripe e a transmissão ainda era considerada limitada. Apesar da mudança, o ministro da Saúde garantiu que "o momento é um momento de tranquilidade."
Fonte: Jornal de Maringá Online

Nenhum comentário: