Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Penitenciária Central do Estado é reestruturada

Foto Everson Bressan-AENotícia
A Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, recebeu melhorias de infraestrutura que transformaram o ambiente da prisão. “O objetivo foi tornar o espaço físico com melhores condições, para que o preso possa cumprir sua pena com qualidade mais adequada, e os funcionários, trabalhar num ambiente bem cuidado”, resumi
O trabalho pode ser visto na entrada na PCE, que recebeu nova pavimentação com antipó, numa parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER). Toda a via de acesso principal do complexo penitenciário de Piraquara foi renovada. “Agora, os familiares não precisam ficar na lama, nos dias de chuva, e os veículos que trafegam diariamente, circulam mais seguros”, comentou um agente penitenciário.

Com 1.540 presos em regime fechado, a unidade, que foi inaugurada há quase 55 anos, é a mais antiga do Estado, depois da desativação da Prisão Provisória de Curitiba – Ahú, em agosto de 2006. Com a ação do tempo e de depredações causadas por motins, as instalações da PCE se deterioraram.

A unidade passa por remodelação estrutural, não só no aspecto físico, mas também seguindo a política da Secretaria da Justiça e da Cidadania, em promover a ressocialização do preso. São 300 homens que cumprem pena por crimes diversos, freqüentando salas de aula em níveis de alfabetização ao ensino médio. Outros 12 cuidam da nova horta, com 175 canteiros, onde são cultivados hortaliças e legumes, consumidos por presos e funcionários da PCE. Todos esses apenados, que estudam e trabalham, recebem a remição da pena.

MUTIRÃO– O diretor da penitenciária contou que nas pinturas feitas na fachada, parte interna, recuperação de equipamentos de segurança do Ahú, de móveis da antiga prisão feminina de regime semiaberto, que ganhou nova sede no Atuba, foram feitas por presos, com orientação dos funcionários da PCE.

Oitenta vagas foram abertas em galerias transformadas em alojamentos, com banheiros. “Essa ala é destinada aos presos em processo de progressão de regime, de boa conduta disciplinar, prestes a ganhar a liberdade, conforme decisão judicial”, ressaltou Gamaliel. Segundo ele, as melhorias na PCE continuarão a serem feitas.

Outras ações também foram feitas no presídio, como consultas oftalmológicas, a criação de um espaço para reunir estagiários de Direito, advogados e outros profissionais, a reestruturação do jardim interno e a revitalização da pequena fábrica de produtos de limpeza. No local, presos habilitados e orientados por um químico responsável, manipulam desinfetantes para todo o Sistema Penitenciário do Paraná.

“O resultado desse trabalho é atribuído à equipe de servidores da PCE, que tem, em média, 15 anos de ‘casa’, todos dispostos a manter um bom relacionamento, um ambiente salubre e acreditar em perspectivas melhores de um tratamento penal mais humano”, concluiu Gamaliel.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Um comentário:

SILVIO BONDEZAN disse...

Parabéns ao Diretor da PCE. Esta unidade é um símbolo do tratamento penal no Paraná. Na época de sua inauguração foi considerada a unidade mais moderna da América Latina.