Sociedades Nacionais de ajuda humanitária e de assistência médica presentes em mais de 190 Estados que adotaram a cruz vermelha ou o crescente vermelho devem optar pela adoção de um novo emblema.
Os debates surgem devido ao uso lamentável de emblemas com conotações religiosas ou políticas na assistência as vítimas de guerra e catástrofes, como o uso da CRUZ, símbolo cristão e do CRESCENTE, símbolo do islamismo.
Após vários debates e prolongadas reuniões foi proposto um novo emblema adicional, chamado cristal vermelho, que aprovado em uma conferência diplomática onde todos os serviços sanitários das forças armadas e as sociedades nacionais decidiram por opção adotar quando necessário o cristal vermelho como emblema protetor.
Na prática as sociedades nacionais podem manter o uso dos símbolos atuais exibindo no centro do cristal vermelho os emblemas nacionais como, a cruz vermelha, o crescente vermelho ou ambos símbolos juntos, porém o uso do emblema nacional não será obrigatório assim como nenhuma sociedade nacional é obrigada a renunciar o seu emblema local.
Durante os debates sobre a temática e após estudos se chegou ao símbolo do CRISTAL por não apresentar nenhuma conotação religiosa, política ou étnica.
Participe da comunidade do meu Blog
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Cruz vermelha mudará símbolo para emblema do cristal vermelho
Marcadores:
cristal vermelho,
cruz vermelha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário