A Venezuela acusou nesta terça-feira a Colômbia de sonegar informações sobre um acordo militar com os Estados Unidos e prometeu por outro lado fornecer detalhes sobre sua negociação com a Rússia para a compra de armamentos, dois assuntos que despertaram preocupação internacional e que dominam uma reunião da Unasul (União de Nações Sul-Americanas).
O vice-presidente venezuelano, Ramón Carrizález, disse que a recusa de Bogotá em informar sobre o uso de sete bases militares colombianas pelos EUA causa preocupação entre países da região e poderia frear acordos de transparência sobre políticas de segurança.
"Não vimos nem letras grandes nem letras pequenas, e isso naturalmente gera preocupação sobre as verdadeiras cláusulas desse acordo", disse ele a jornalistas que acompanham uma reunião de ministros de Defesa e Relações Exteriores da Unasul.
"A Colômbia se nega a entregar a informação que daria uma linha de transparência e depois da transparência é que se podem gerar mecanismos de confiança", acrescentou.
De acordo com ele, o governo de Hugo Chávez não se furtará a entregar todos os detalhes do acordo recém-anunciado com a Rússia para a compra de US$ 2,2 bilhões em armamentos.
"Não temos nenhum impedimento em mostrar à Unasul todos os detalhes, porque a confiança começa pela transparência", reiterou.
Chávez anunciou no fim de semana a obtenção de um empréstimo russo para a aquisição de 92 tanques T-72 e do sofisticado sistema antimísseis S-300.
Carrizález informou que o financiamento seria por sete ou oito anos, mas não deu mais detalhes.
"O armamentismo é um argumento que se quer colocar para contrapor isso (a negativa da Colômbia). Os países perante uma ameaça, como nos sentimos ameaçados, temos a obrigação constitucional de nos defender", disse o vice de Chávez.
Os EUA manifestaram na terça-feira preocupação com o acordo militar Rússia-Venezuela, dizendo que ele poderia provocar uma corrida armamentista na região. Fonte: Folha Online/Reuters
Participe da comunidade do meu Blog
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Venezuela acusa Colômbia de sonegar dados sobre acordo militar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário