Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 5 de março de 2010

5 de março: Dia Nacional da Música Clássica

Data comemorativa marca aniversário de Heitor Villa-Lobos, personalidade obrigatória no universo musical e nas aulas da Embap

O Dia Nacional da Música Clássica é comemorado pela segunda vez no Brasil nesta sexta-feira (5). A data marca o dia do nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos e foi instituída pelo presidente Lula em janeiro do ano passado reconhecendo a importância desse segmento musical no país.

Autor de mais de mil composições, Villa-Lobos, também se preocupava com o descaso com que a música era tratada nas escolas brasileiras e dessa forma liderou projetos para que aulas de música e canto coral fossem introduzidas no ensino. É nessa vertente educacional que a Escola de Música e Belas Artes do Paraná atua difundindo o valor das obras do principal artista da música do modernismo no Brasil.

Tanto nos cursos de piano, violão, na música de câmara, no coro e na regência é imprescindível a presença do compositor. Para a pianista e professora de análise musical da Embap, Salete Chiamulera, a importância de Villa-Lobos se dá, pelo fato de ter agregado em suas composições toda influência musical brasileira em uma única.“O compositor colocou o Brasil no mapa musical do mundo inserindo uma linguagem própria”, explica.

Além de estar presente na grade curricular, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná sempre vem celebrando a obra de Villa-Lobos. Para este ano estão previstas atividades comemorativas que festejarão também os 200 anos do nascimento de Chopin além da obra de Villa-Lobos. A Embap está se preparando para essa celebração e objetiva fazer uma conexão entre as linguagens do piano e do violão.

“Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade; é preciso ensinar o mundo inteiro a cantar.” (Heitor Villa Lobos) Fonte: Assessoria de Comunicação da Embap

Nenhum comentário: