Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 28 de março de 2010

Gleisi: Aeroporto de Foz e Trem de Alta Velocidade estarão no PAC 2

Gleisi Hoffmann viaja neste domingo à Brasília, acompanhando o marido, ministro do Planejamento Paulo Bernardo. Vai participar da cerimônia de lançamento do PAC 2, amanhã, às 11h na capital federal. Gleisi considera o novo programa essencial para Brasil nos próximos anos. Entre as obras do PAC 2, estão previstos o trem de Alta Velocidade que ligará Curitiba à São Paulo e a ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu.

“O governo Lula retomou as funções de planejamento que estavam relegadas no governo federal. Com o PAC, tivemos um grande aumento dos investimentos, tanto públicos como privados. Com o PAC2, o novo governo, independentemente de quem ganhar as eleições presidenciais terá um planejamento de investimentos já organizado e com etapas preparatórias já realizadas. Quando foi lançado o PAC, perdeu-se mais de um ano e meio na preparação de projetos, obtenção de licenças ambientais e licitações. Agora, essas etapas já serão desenvolvidas, facilitando a vida de quem assumir em 2011″, defende Gleisi.

Gleisi, que foi presidente do PT até fevereiro e é pré-candidata ao Senado, destaca que obras consideradas essenciais para o Estado por vários setores estarão incluídas. Ela participou diretamente da articulação para incluir a reforma e a ampliação do Aeroporto de Foz do Iguaçu no PAC2. “Conversamos com o prefeito Paulo MacDonald e com lideranças do setor de turismo de Foz, fizemos reuniões com técnicos do Planejamento e da Casa Civil e todos se convenceram da importância dessas obras para Foz, que é um dos principais destinos turísticos do país”.

Gleisi aponta outro empreendimento simbólico pela sua importância, também incluído em articulação com a sociedade, que é o Trem de Alta Velocidade entre Curitiba e São Paulo. Depois de várias conversas com o Instituto de Engenharia do Paraná, o governo resolveu colocar no PAC2 recursos para os estudos e a elaboração do projeto. “Em junho sairá o edital para a licitação do TAV entre Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro. A experiência dos estudos para essa obra servirá para a implantação também do Trem entre Curitiba e São Paulo”, pondera Gleisi.

Segundo ela, além dos grandes empreendimentos em infraestrutura, o programa conterá recursos expressivos para Habitação, Saneamento e obras de prevenção de acidentes nas regiões metropolitanas.

Além disso, o PAC2 incorporará recursos para a área de Educação (Unidades de Educação Infantil), Saúde (Unidades de Pronto Atendimento), centros urbanos multiuso nas cidades (Cultura, Esporte, Lazer, Assistência e Trabalho) e Segurança (postos comunitários de policiamento).Fonte: Fabio Campana

Nenhum comentário: