Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 10 de março de 2010

Projeto para combater violência com educação é lançado nesta quinta

O Protejo em Curitiba será coordenado pela FAS, em parceria com a Secretaria Municipal da Defesa Social

O prefeito Beto Richa e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, lançam nesta quinta (11), às 14h30, na Regional Bairro Novo, o projeto Protejo, iniciativa em parceria com o Ministério da Justiça, que visa combater as situações de violência urbana na região, por meio de atividades educativas, esportivas e culturais. O lançamento será na Escola Municipal Rejane Sachette, na Vila Tecnológica.

"É uma iniciativa que pretende trabalhar a consciência cidadã, estimulando a participação, o protagonismo e o envolvimento do jovem junto à comunidade, por meio de práticas locais para a redução da violência", diz a presidente da FAS, Fernanda Richa.

O Protejo em Curitiba será coordenado pela FAS, em parceria com a Secretaria Municipal da Defesa Social. O protejo atuará especialmente na proteção de jovens que vivem em áreas consideradas territórios vulneráveis. Na primeira fase, o projeto será implantado no bairro Sitio Cercado, onde beneficiará 300 jovens.

Para participar do Protejo, o jovem passará por um processo de avaliação, que levará em consideração critérios pedagógicos e socioculturais, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça em parceria com os municípios.

Os jovens, de ambos os sexos e com idade de 15 a 24 anos receberão uma bolsa-auxílio no valor R$ 100 por mês, no período de 12 meses. Para receber o auxílio o beneficiário terá que frequentar oficinas socioeducativas e avançar nos estudos.

O processo de seleção dos jovens em situação de risco será feito pelo grupo Mulheres da Paz. Desde fevereiro, o grupo passou a atuar no Sítio Cercado para identificar os casos e mediar conflitos entre os moradores, bem como a reduzir a violência doméstica e social das comunidades.

O secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, explica que o Sítio Cercado foi escolhido pelo Ministério da Justiça entre os bairros da cidade após uma análise estatística que levou em consideração as estatísticas de violência combinadas com vários indicadores sociais, como número de casos de gravidez na adolescência, dependência de drogas, além do número de adolescentes moradores da região.

"Sabemos que vamos disputar esses jovens com a criminalidade, especialmente com o tráfico de drogas, mas vamos levá-los para o lado do bem e vamos transformar o Sítio Cercado num Território da Paz, como é o objetivo de todas as ações do Pronasci", diz o secretário.

Eixos de Ação do Protejo:

- Fortalecimento da cidadania: formação para uma participação social ativa a partir de orientações e aulas sobre os direitos humanos, etnia, combate ao preconceito e a violência;

- Proteção ao jovem: Acompanhamento de assistentes sociais e proteção dos jovens expostos às violências domésticas ou urbanas, residentes na localidade priorizada pelo Pronasci;

- Pacificação social: Implementação de ações que garantam a segurança, o desenvolvimento saudável e a convivência juvenil pacífica;

- Emancipação juvenil: Reintegração do jovem a sociedade, no objetivo de garantir à oportunidade de acesso a educação e ao trabalho;

- Formação de redes: Integração entre os poderes públicos e entidades civil que visam o atendimento ao jovem. Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário: