Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 6 de março de 2010

Adultos de 30 a 39 anos também serão vacinados contra a gripe suína

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25) que adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos também vão receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. A campanha de imunização começa no dia 8 de março e inclui ainda profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias).

De acordo com a pasta, a ampliação do público-alvo a ser imunizado antes do início do próximo inverno, em junho, representa um aumento de 30 milhões de doses da vacina, totalizando 113 milhões. Para a compra das novas doses, foram destinados R$ 300 milhões, liberados por medida provisória.

“Em novembro, quando fizemos a compra da vacina, houve um aumento de oferta no mercado internacional. Sobrou vacina e pudemos ter acesso a um número de doses maior”, explicou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. “Vamos ter estoque estratégico, monitorando o que vai acontecer durante o processo para tomar outras medidas”, acrescentou.

A definição da nova faixa etária, segundo o ministério, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes, além dos que já haviam sido priorizados. A expectativa é imunizar 91 milhões de pessoas contra a doença. Parte das 113 milhões de doses será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno no país.

Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

* Profissionais de saúde e indígenas - 8 de março a 19 de março
* Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a dois anos - 22 de março a 2 de abril
* Jovens de 20 a 29 anos - 5 de abril a 23 de abril
* Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a 7 de maio
* Pessoas de 30 a 39 anos - 10 de maio a 21 de maio
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: