Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 28 de março de 2010

Igrejas de Maringá se unem para combater a dengue

A Secretaria de Saúde está repassando informações aos religiosos das igrejas ligadas ao Movimento Ecumênico (Mecum) e à Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá (Opem)

A quantidade de pessoas infectadas com a dengue em Maringá continua a subir. Até sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde já havia notificado 2.578 casos, com 642 confirmações. Diante da situação, a pasta decidiu ampliar a campanha contra a doença, envolvendo várias igrejas.

A partir de domingo (28) - Domingo de Ramos e início da Semana Santa para algumas religiões - começa a campanha “Páscoa sem Dengue”, que pretende sensibilizar e mobilizar os fiéis no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo o secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, desde a semana passada, a Secretaria de Saúde vem repassando informações aos religiosos das igrejas ligadas ao Movimento Ecumênico (Mecum) e à Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá (Opem). As reuniões envolveram cerca de 60 padres da Igreja Católica e 120 pastores.

A intenção da Secretaria de Saúde é mobilizar o máximo de igrejas neste período que as pessoas frequentam mais os cultos, missas e atividades da Semana Santa. Na ocasião, padres e pastores farão orientações, além de exibirem vídeos sobre o combate à doença. “Precisamos que toda comunidade entre nessa luta porque a dengue só deixa de ser uma ameaça à saúde se eliminarmos o mosquito, e para isso é preciso acabar com a água parada”, afirmou o secretário ao site da prefeitura.

Participação das igrejas

Segundo o presidente da Opem, pastor Elizeu de Carvalho, é muito importante a participação das igrejas na campanha. “ Não cuidamos somente do lado espiritual. Também temos que cumprir o papel de agentes transformadores do local onde vivemos”, afirmou Carvalho. Segundo estimativa da ordem dos pastores, Maringá conta com mais de 200 igrejas e cerca de 50 mil fiéis.

Para o padre Leomar Antônio Montagna, as famílias devem buscar a valorização da vida. “Nas missas, junto com a motivação de fé, nós conversamos sobre a responsabilidade de cuidarmos dos outros e de nós mesmos”, explicou o religioso, que é vigário da Capela Santo Espedito, no Parque Avenida. Ainda de acordo com o padre, além das paróquias maringaenses, outros municípios da Arquidiocese receberam a orientação do arcebispo dom Anuar Battisti para alertar os fiéis sobre os riscos da dengue.Fonte Jornal de Maringá, reportagem de Marcus Ayres

Nenhum comentário: