Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 26 de junho de 2009

O que os adolescentes precisam saber sobre as drogas

Tecnicamente, as drogas são substâncias químicas que alteram ou afetam as funções corporais. Por essa razão, remédios são drogas, assim como cigarros, café e álcool. Estamos concentrando
nossa atenção, no entanto, nas drogas que não podem ser compradas em lojas, isto é, nas substâncias ilegais.

Existem inúmeras razões que levam pessoas a usar drogas ilegais. Alguns indivíduos as consomem para fugir dos próprios problemas, enquanto outros se sentem entediados, curiosos ou só desejam se sentir bem. As pessoas podem se ver pressionadas a usar drogas para
serem admitidas a um grupo específico, para praticar um ato de rebeldia ou chamar atenção.

'A maconha (também conhecida como marijuana, fumo ou baseado) é freqüentemente fumada como cigarro e vendida na forma de "tijolos" marrons. As anfetaminas (também conhecidas como rebites ou bolinhas) e o ecstasy são comumente vendidos na forma de pílulas, mas também podem ser misturados na bebida.

A cocaína, um pó branco ou bege, é freqüentemente inalada, injetada ou fumada, na forma de pedras de crack, que produzem efeitos mais intensos e dependência grave em pouco tempo.
Drogas diferentes causam efeitos diferentes no corpo.

Os efeitos variam de pessoa para pessoa. Em geral, a maconha dá ao usuário uma sensação de torpor, seguido de tontura, leveza e relaxamento. Anfetaminas dão sensação de injeção de energia aos usuários, para que, assim, possam ficar mais acordados e trabalhar ou dançarem mais. A cocaína, quando consumida pela primeira vez, dá às pessoas uma sensação de euforia, e faz seus usuários esquecer se estão cansados ou se têm fome.

Isso pode parecer bom, mas os efeitos dessas substâncias não duram por muito tempo. Algumas horas depois de terem consumido drogas, muitas pessoas começam a se sentir deprimidas e solitárias, além de ficarem indispostas. As drogas geram outros efeitos colaterais físicos.

As pessoas que inalam cocaína correm o risco de prejudicar o frágil tecido nasal. Drogas injetáveis expõem seus usuários a inúmeras doenças infecciosas, como o HIV/AIDS e hepatite. Além disso, o uso de drogas gera vários outros problemas de saúde, como desnutrição, falta de energia e irregularidade no fluxo menstrual e no ritmo cardíaco.

Diariamente somos bombardeados por uma gigantesca quantidade de informação sobre produção, distribuição, consumo, tráfico e efeitos sociais produzidos pelas drogas. E é um fato: as drogas podem causar danos à saúde, além de diminuir a percepção de perigos e riscos. Antes de usar qualquer droga é melhor pensar bem. Não é só a sua saúde que está em jogo, mas também sua capacidade de estudar, trabalhar e se relacionar. Você também pode acabar prejudicando outras pessoas. Fonte: Escritório contra drogas e crime da ONU

Nenhum comentário: