Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Inscrições para o novo Enem começam hoje

Começam nesta segunda-feira as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que em 2009 servirá como forma de ingresso para boa parte das universidades federais. O processo será feito exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 17 de julho.

O candidato deve preencher um cadastro disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação da prova. Uma confirmação será enviada ao e-mail do estudante.

Até agora, 37 das 55 universidades federais optaram por utilizar a nota do novo Enem em seus vestibulares de 2009. Desse total, 17 vão usar o exame como forma única de ingresso, seja para o preenchimento de parte ou do total de vagas oferecidas. Veja abaixo a lista das instituições que aderiram à proposta de vestibular unificado do Ministério da Educação.


Alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária.

Um Manual do Inscrito será enviado para a casa de cada um dos candidatos, pelos Correios, com um cartão de confirmação com as informações sobre datas, horários e locais de prova. O material também inclui um questionário socioeconômico que deve ser preenchido pelo estudante e entregue no dia e local da realização do exame.

Além de passaporte para ingresso em universidades federais, a partir deste ano o Enem também vai valer para certificação de conclusão do ensino médio. Para os alunos que estão fora da rede, o Enem vai substituir o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cujo objetivo era avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada.

O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha. No sábado, primeiro dia de exame, as provas serão de ciências da natureza e humanas. No domingo, será a vez de avaliar o conhecimento dos estudantes em linguagens e códigos, matemática e redação. O Inep recomenda que o candidato chegue ao local de prova com uma hora de antecedência.

A divulgação dos resultados está prevista para a segunda quinzena de janeiro de 2010

Universidades

Veja a lista das universidades que já confirmaram a adesão em 2009:

Norte

Ufam (Universidade Federal do Amazonas) - a nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas.
Nordeste

Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) - adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
UFBA (Universidade Federal da Bahia) - adota como fase única para os cursos da modalidade Bacharelado Interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.
UFS (Universidade Federal de Sergipe) - vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.
UFMA (Universidade Federal do Maranhão) - adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
UFPI (Universidade Federal do Piauí) - adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.
UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) - adota o Enem como primeira fase.
UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) - adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.
UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) - adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.
UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - o novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.
UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) - utilizará o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.
Centro-Oeste

UFG (Universidade Federal de Goiás) - já utiliza 20% da nota do Enem na primeira fase do vestibular.
UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) - já utiliza 20% da nota do Enem combinada ao resultado do vestibular tradicional.
UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) - adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados) - adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes.
Sudeste

UFABC (Universidade Federal do ABC) - adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) - todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) - o Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.
UFV (Universidade Federal de Viçosa) - o Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.
UFF (Universidade Federal Fluminense) - o Enem será utilizado para compor parte da nota da primeira fase. A nota do exame também servirá como bônus de 10% a 15% para a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.
UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) - adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.
Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) - aprovou o uso do Enem como primeira fase.
Unifal (Universidade Federal de Alfenas) - adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
Unifei (Universidade Federal de Itajubá) - adota o Enem como primeira fase.
UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) - o aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.
Ufla (Universidade Federal de Lavras) - o Enem será utilizado como fase única.
Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) - já adota o Enem como 50% da nota da prova de Conhecimentos Gerais da primeira fase.
UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) - de 10% a 25 % das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.
Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) - adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) - adota o Enem como primeira fase.
UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) - já utiliza o Enem para compor 20% da nota da primeira fase do vestibular.
Sul

Furg (Universidade Federal do Rio Grande) - o Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.
UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) - adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - o Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.
UFPR (Universidade Federal do Paraná) - a nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).
UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) - adota o Enem em fase única.
UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) - adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
Universidades Novas (que aguardam aprovação pelo Congresso para entrar em funcionamento) - todas adotam como fase única

- Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana)
- Uniam (Universidade Federal da Integração Amazônica)
- Unilab (Universidade Luso Afro-Brasileira)
- UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul)

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: