Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 21 de junho de 2009

Lula reúne nesta segunda-feira Osmar e Requião no mesmo palanque


Presidente chega nesta segunda-feira ao Paraná e será acompanhado pelo senador e pelo governador. União dos desafetos para apoiar Dilma é o “sonho” do PT

Umuarama - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará nesta segunda-feira (22) no Paraná para lançar o Plano Safra 2009/2010, em Londrina, e comemorar, em Congonhinas, Norte do estado, a marca de 2 milhões de ligações elétricas financiadas pelo programa federal Luz para Todos. Mas as atenções estarão voltadas para o palanque de Lula, que reunirá o senador Osmar Dias (PDT-PR) e o governador Roberto Requião (PMDB), atualmente desafetos políticos.

Uma aliança entre o pedetista e o peemedebista no Paraná, junto com o PT, é o sonho de Lula para formar uma chapa forte para apoiar a candidatura à Presidência da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

O deputado federal André Vargas (PT-PR) afirma que a visita do presidente ao Paraná permitirá a formação de um palanque “bastante interessante” para as eleições do ano que vem. “Será a união da atual base de apoio do governo federal.”

Osmar é de um partido da base de Lula e já declarou sua pré-candidatura ao governo em 2010. Requião, de outro partido da base, não poderá concorrer a uma nova reeleição e tentará o Senado. Para o PT nacional o ideal seria Osmar concorrer ao governo com o apoio do PMDB paranaense e Requião ao Senado tendo o PDT como aliado. Ambos seriam apoiados pelo PT, que receberia em troca o apoio de Requião e Osmar para Dilma.

O governador, no entanto, já declarou a aliados que deixará claro ao presidente que não pretende fazer parceria com Osmar Dias e que prefere ter o PT como vice na chapa de Orlando Pessuti.

Agenda

Lula pretigiará nesta segunda-feira dois segmentos socialmente opostos: os ruralistas e os sem-terra. Em Londrina, o presidente almoça com o presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Alexandre Kireff. Antes disso, pela manhã, em Congonhinhas, ele participa de cerimônia de comemoração pelos 2 milhões de ligações do programa Luz para Todos no assentamento rural Robson de Souza, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Na visita ao Paraná, Lula estará acompanhado dos ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Reinhold Stephanes (Agricultura) e Edison Lobão (Minas e Energia). Há a expectativa de que Dilma Rousseff participe dos eventos. A previsão de chegada da comitiva ao aeroporto de Londrina é às 10 horas desta segunda-feira. Lula fica no Paraná até o fim da tarde e, por volta, das 18 horas embarca para o Rio de Janeiro.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: