Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Agentes Penitenciários do Paraná com indicativo de greve

NOTA À CATEGORIA DO SINDARSPEN - Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná

Amanhecemos nesta segunda-feira, dia 12 de outubro, com a triste notícia de mais uma morte violenta de Agente Penitenciário no Paraná. O Agente lotado no CDR-L foi brutalmente assassinado quando voltava de um restaurante, no último domingo, com mais dois amigos, também Agentes Penitenciários, na cidade de Londrina. Um dos Agentes, que utilizou sua arma para a defesa foi preso por porte ilegal.

Esse quadro paradoxal demonstra a inadmissível inversão de valores posta pelo governo do Paraná no trato com a categoria de Agente Penitenciário. O governo do Paraná se nega a reconhecer os riscos desta profissão: primeiro porque mantém o Adicional de Atividade Penitenciária dos Agentes Penitenciários congelado a mais de três anos; segundo, porque não cumpre a lei que permite o porte de armas para esses profissionais.

A lei do porte de arma é clara, tanto que em todos os outros estados os governos regulamentaram por decreto esse direito aos seus Agentes. Aqui no Paraná, o governo desrespeita a lei e as ordens judiciais que determinam o cumprimento da lei, como as dezenas de decisões proferidas por juizes em Mandados de Segurança a favor de Agentes Penitenciários, que são ignoradas pela Secretaria de Justiça do estado.

Um dia após a morte do Agente, os Agentes Penitenciários de todo o estado se mobilizaram e realizaram uma grande manifestação no Paraná, pedindo providências das autoridades para a solução do clima de insegurança em que vive essa classe, que, se de um lado convive com os perigos e as tensões de um ambiente prisional, do outro, sobre com o descaso do governo a sua inexplicável “birra” com nossa categoria.

No sistema Penitenciário do Paraná faltam:

Cumprimento das leis e decisões judiciais que favorecem os Agentes Penitenciários;
Valorização profissional;
Condições adequadas de trabalho;
Investimento em capacitação profissional;
Respeito ao profissional de segurança penitenciária.

Por esses motivos comunicamos todos os Agentes Penitenciários do Paraná, que a diretoria do SINDARSPEN convocará para os próximos 15 dias, uma Assembléia Geral Extraordinária, descentralizada pelas quatro regiões do estado a fim de discutir com a categoria a seguinte pauta única: Indicativo de Greve.

SINDARSPEN – Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná

5 comentários:

Anônimo disse...

Derramaram sangue inocente.
Despedaçaram famílias.
Será que o governo vê este trabalhador com mais um na estatítica.
Cadê a proteção dos agentes...

Anônimo disse...

Queremos contribuir com o governo.
Queremos apenas e tão somente ter o direito constitucional de proteger-nos.
Porte não é tudo, mas o mínimo de respeito pela nossa categoria.
Agentes de Londrina

Anônimo disse...

infelismente enquanto tiver esse governo para o qual somos subordinados,no poder...estaremos sem condições nenhuma de trabalho melhor,melhores salarios,e o principal...nunca teremos valorização e muito menos respeito...

Anônimo disse...

sinceramente...esse governo é uma piada...

Unknown disse...

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ ESTA MORTO!!ACOOOOOOOOOOOOOOOOOOORDA !!!