Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Que a Paz esteja convosco! - Por Luciano Brito

Indubitavelmente são grandes os esforços humanos em se promover à paz entre os homens no presente século. Muitos organismos, instituições internacionais, como a ONU, e há o reconhecimento através do Nobel da Paz, onde se premiam os notáveis seres humanos que procuraram em seus contextos sociais influenciar na opção pela paz e dão mostras do interesse humano pela paz.

Não obstante a tantos esforços, de exemplos maravilhosos de compaixão ao próximo e, até os sucessos parciais em situações de conflito, observa-se um recrudescimento nos conflitos entre os povos, um aumento das guerras, aumento do espírito marcial nas pessoas, de governos, de autoridades e de movimentos sociais.

Acredito que a maior dificuldade dos homens manterem relacionamentos pacíficos e a solução de suas divergências no campo das idéias, equidade e da harmonia, deve-se a exaltação do eu, o enaltecimento das virtudes individuais e consequente auto suficiência e a mais grave de todas as possíveis causas, a crença de que a paz pode vir de dentro de nós, a partir de nós mesmos.

No meu entender a paz não pode vir do eu ou de um coletivo que não tem espiritualidade focado no maior pacificador, Jesus. Ele como verbo encarnado e homem que viveu entre humanos nos tem muito a ensinar. Neste sentido também para aqueles que crêem que Deus formou o homem como criatura responsável pela sustentabilidade deste mundo é impossível para o homem promover a paz, se em seu interior não existir o eu cristico, assim como a fonte inesgotável da paz, Jesus.

A mais de dois mil anos um anjo anunciou aos pastores palestinos que a Paz estava entre eles e que ela era para aqueles que tinham a boa vontade, ou seja a verdadeira paz jamais poderá ser plena no coletivo se não for uma realidade no eu de cada um de nós.

Jesus após ressuscitar apareceu aos seus discípulos e os saudou com: paz seja convosco!

A verdadeira paz esta em Jesus, quando vivermos a sua justiça, quando apregoarmos e vivermos os valores do Reino de Deus, quando nos incomodarmos com as desigualdades, quando formos incapazes de nos acomodar com a dor alheia e quando cada um dos cidadãos do planeta terra se tornarem cidadãos do Reino de Deus, a paz estará conosco e as lágrimas provocadas pela violência será aniquilada do nosso meio.

Todos querem ter a força, mas Jesus nos ensina que o mais importante é termos a sua paz, não a efêmera de pactos momentâneos que são registrados no papel, mas um pacto que é registrado no coração de cada um de nós pelo agir do Espírito Santo que nos ajuda a produzir os frutos, frutos de paz.
Que a Paz esteja convosco!

"Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco" Lucas 24.36

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" João 14.27

"A paz não pode ser mantida à força,só pode ser conseguida pela compreensão" Albert Einsten

"A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos" Albert Einsten

"Por favor
Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota dágua" Chico Buarque

Um comentário:

Sobreira disse...

Belíssima mensagem meu AMIGO. Que Deus continue te iluminando e faça de você um instrumento poderoso para divulgar a paz, a amizade e companheirismo entre nós. Abraços. Sobreira e Sheila