Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Visita de Ahmadinejad é 'desgraça', diz líder nos EUA

Deputado democrata diz que visita prejudica a “estatura” do País no mundo

O deputado democrata Eliot Engel, líder da Subcomissão de Hemisfério Ocidental da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, afirmou ontem que a visita ao Brasil do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, “é uma desgraça” e prejudica a “estatura” do País no mundo. “Espero que o governo dos EUA deixe claro ao presidente Lula que a visita de Ahmadinejad, um ditador que nega o Holocausto, é um erro”, disse Engel, de ascendência judaica. “Principalmente para um país respeitado como o Brasil, que quer um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU”, acrescentou.

O deputado, que é também presidente do Brazil Caucus no Congresso, reuniu-se com o embaixador brasileiro em Washington, Antonio Patriota, e manifestou sua preocupação com a visita de Ahmadinejad, em 23 de novembro. Segundo uma fonte presente na reunião, Patriota teria reagido de forma brusca, surpreendendo Engel.

Em entrevista ao Estado, o deputado relutou em falar sobre seu encontro com Patriota, limitando-se a dizer: “Manifestei o meu desagrado profundo com a visita de Ahmadinejad, já que nunca deixo de falar a verdade em meus encontros com embaixadores e ele (Patriota) defendeu sua posição.” De acordo com a embaixada brasileira, houve apenas uma defesa da “posição brasileira de pluralidade em suas relações externas e engajamento construtivo nas relações bilaterais com o Irã”.

Preocupado com a visita de Ahmadinejad ao Brasil e com “a crescente influência do Irã” na América do Sul, Engel convocou uma audiência no Congresso para terça-feira. O encontro “Irã no Hemisfério Ocidental” foi convocado em conjunto com a subcomissão de Oriente Médio e Sul da Ásia e a de Terrorismo, Não-Proliferação e Comércio. “O Irã trabalha de forma incansável para aumentar sua presença na América do Sul e muitos iranianos estão indo para a região sem a devida verificação - isso pode permitir que muitos terroristas se abriguem na região”, disse Engel. Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: