Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SHIMON PERES CONVIDA BETO RICHA PARA CONFERÊNCIA EM ISRAEL


O prefeito Beto Richa foi convidado pelo presidente de Israel, Shimon Peres, para ser um dos palestrantes da Conferência Mundial Facing Tomorrow (Enfrentando o Amanhã), que será realizada em Jerusalém a partir da próxima terça-feira (20) e reunirá presidentes, líderes mundiais, pensadores, artistas e cientistas. “Será um grande prazer se Vossa Excelência puder se unir a mim como meu convidado pessoal e orador-convidado da segunda Conferência Presidencial Israelense anual Facing Tomorrow 2009”, escreveu Shimon Peres em carta enviada a Richa em junho último.

“Este convite é mais um importante reconhecimento internacional para a capital paranaense, que terá participação de destaque num evento de alto nível e com autoridades mundiais de diversas áreas”, diz Richa.

A Conferência Anual Mundial “Enfrentando o Amanhã” foi iniciada em 2008 pelo presidente Shimon Peres e terá lugar pela segunda vez em Jerusalém, capital de Israel. A conferência está centrada no futuro comum buscando investigar as tendências que estão moldando o futuro e explorar as ações que podem e devem ser realizadas para o aprimoramento do amanhã no mundo.

A abertura do evento será na terça-feira (20), com as participações de Shimon Peres, do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, e do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Na quarta, Richa participa das Sessões Plenárias da Conferência Presidencial. Na quinta pela manhã, Richa tem audiência com o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat. O prefeito de Jerusalém também enviou carta a Richa convidando-o para um encontro e para participação na Conferência. Na quinta à tarde, Richa faz sua apresentação no painel Cidades do Amanhã, falando sobre Curitiba e a experiência da gestão da capital paranaense.

Na segunda-feira (26), Richa estará em Beirute, onde terá audiência com o presidente do Líbano, general Michel Suleiman, seguida de uma visita ao Parlamento Libanês, onde terá uma audiência com o presidente do Parlamento, Nabih Berri. Na terça (27), Richa terá audiência com o primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri.

Shimon Peres
Em 1934, Shimon Peres emigrou da Polônia para a Palestina. Incentivado por seu mentor político, David Ben Gurion, foi funcionário do Partido Socialista e destacou-se como especialista em defesa contribuindo de forma decisiva para a construção da indústria de armamento israelita.

Desde 1959 ocupou, de forma praticamente contínua, diversas pastas nos governos de Golda Meir e Itzhak Rabin. Depois da demissão deste, em 1977, ocupou interinamente a direção do Governo e, após perder as eleições, foi presidente do Partido Trabalhista na oposição (1977-1984). Formou governo em coligação com o bloco Likud, presidido por Yitzhak Shamir, a quem substituiu como primeiro-ministro (1984-1989), e foi também ministro dos Negócios Estrangeiros (1986-1988) e das Finanças (1988-1990). Em 1990, passou à oposição, mas voltou a assumir o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros em 1992, durante o governo de Rabin, depois de este lhe arrebatar a presidência do Partido Trabalhista. Peres, que, até início dos anos de 1980, defendera uma política de confronto com os palestinos, foi o impulsionador da política de desanuviamento israelita.

Como ministro dos Negócios Estrangeiros, assinou o acordo de Gaza–Jericó (1993) e o tratado de paz com a Jordânia (1994). Em 1994, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em conjunto com Rabin e Yasser Arafat. Depois do assassinato de Rabin, em novembro de 1995, desempenhou o cargo de chefe interino do Governo e foi substituído pelo candidato conservador Binyamin Netanyahu, depois de perder as eleições para o Parlamento, na primavera de 1996.

Em 1997, foi reeleito presidente do partido, cargo que passara a desempenhar depois da morte de Rabin. Em 2005 Peres demitiu-se oficialmente do Partido "Avoda" apoiando e tornando-se membro do Partido Kadima. Em 2007, o Kadima anunciou que lançaria Shimon Peres como seu candidato à presidência de Israel. Em 13 de junho do mesmo ano foi feita a eleição.

Na primeira votação Peres conseguiu 58 votos, insuficientes para se eleger. Após esta votação, Reuven Rivlin do Likud (37 votos) e Colette Avital do Partido Trabalhista (21 votos) retiraram suas candidaturas. Na segunda votação Shimon conseguiu 86 votos a favor (23 contra e duas abstenções), superando o mínimo exigido de 61 votos. Shimon assumiu assim aos 84 anos de idade, a Presidência em 15 de junho para um mandato de sete anos. Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Curitiba

Nenhum comentário: