Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Servidores da Sanepar de Curitiba aprovam indicativo de greve

Se não houver acordo com o governo do estado, a paralisação começará no dia 26 de outubro. A principal reivindicação dos colaboradores é de que sejam pagos os valores referentes à participação dos lucros da empresa

Os servidores da Sanepar de Curitiba realizaram assembleia nesta quinta-feira (15) e aprovaram o indicativo de greve. Se não houver acordo com o governo do estado, a paralisação começará no dia 26 de outubro.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento das regiões Oeste e Sudoeste, Sul e Leste do Paraná (Saemac), Gerti José Nunes, a principal reivindicação dos colaboradores é de que sejam pagos os valores referentes à participação dos lucros da empresa. Segundo Nunes, o pagamento não foi feito porque há um decreto do governo estadual proibindo o repasse desses valores aos funcionários.

Outro lado

A Sanepar informou que o referido decreto do governo estadual tem força de lei e proíbe o pagamento da participação nos lucros aos trabalhadores. De acordo com a empresa, isso ocorre porque o decreto não permite o pagamento no caso de estatais que possuem dívidas com o governo.

O impasse teria começado em junho desse ano. Na oportunidade o governo tentou transferir uma dívida de R$ 740 milhões da Sanepar para aumentar a participação no capital da empresa. No entanto, um acionista particular entrou na Justiça e conseguiu uma liminar para pedir a transferência. Então, o governo considerou que os R$ 740 milhões são dívidas da Sanepar para com o estado.

O estado fez o repasse do referido montante para a Sanepar entre 1998 e 2000, tratava-se de um repasse do Tesouro para a estatal.

A Sanepar informou ainda que reconhece a reivindicação dos trabalhadores, mas está impedida de fazer o pagamento.

A reportagem entrou em contato com a Procuradoria Geral do Estado, mas não obteve retorno.

Greve

Caso a greve seja iniciada, pode haver prejuízos dos serviços das áreas de manutenção, abastecimento, leituras das faturas, entre outros, segundo o sindicato. A Sanepar possui aproximadamente 2,2 mil colaboradores em Curitiba e região metropolitana. Já em toda a área de cobertura do sindicato são cerca de três mil servidores. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: