Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Inep pretende reduzir o número de questões do novo Enem

Em vez de 200 perguntas na prova, poderiam ser 160 ou 180.
Definição sobre modelo do exame sairá na próxima semana.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, pretende diminuir o número de questões do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por causa do tempo de prova. Em vez de 200 perguntas, o exame pode trazer 160 ou 180 testes. O formato precisa passar pela aprovação do comitê do exame, que se reúne na próxima semana.

Pelo modelo inicial, seriam 200 questões de múltipla escolha e uma redação. Divididas em quatro grupos, seriam 50 testes de linguagens e redação, 50 de ciências humanas, 50 de ciências da natureza e 50 de matemática.

A proposta do Inep era que o estudante tivesse duas horas e meia para fazer cada prova, além de uma hora e meia para a redação, totalizando 11 horas e meia de maratora de provas em dois dias. No entanto, houve críticas de que seria muito cansativo para os estudantes.

O Inep planeja aplicar em 3 e 4 de outubro, um sábado e um domingo. Segundo o instituto, no primeiro dia, a prova seria aplicada à tarde, com dois grupos, num total de cinco horas. No domingo, os candidatos começariam a fazer a parte de linguagens e redação durante quatro horas do período da manhã. Após uma pausa para o almoço, continuariam à tarde com mais duas horas e meia de provas.
Fonte: Portal G1/SP

Nenhum comentário: