Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Missio Dei no Novo Testamento - Por Luciano Brito

“Mas, recebeis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra” Atos 1.8.

Em Atos dos Apóstolos a exemplo de todo Antigo Testamento e Novo Testamento podemos ver o Espírito de Deus agindo para ajudar o homem a realizar a missio Dei. O Espírito Santo sendo uma pessoa se relaciona com os seres humanos para equipá-los para o Projeto de Deus.

O homem e a mulher não só tem o privilégio de ser testemunha do grande amor de Deus pela raça humana, pelos valores do Reino de Deus e pela criação como pode estar em Cristo e ter o Espírito do Senhor o ajudando e consolando.

O Espírito Santo que pode habitar em cada um de nós (Rm 8.8) quer nos encher até transbordarmos (Jo 7.37-39) e nesse transbordar Jesus será conhecido através do nosso testemunho.

Especialmente em Atos dos Apóstolos podemos verificar que o Espírito Santo dá poder aos servos do Senhor para executar a missio Dei e também para ir de encontro a ela.
Ao mesmo tempo em que temos o privilégio de sermos cheios do Espírito Santo precisamos também testemunhá-lo com ousadia em âmbito local, nacional, cultural e internacional.

O Espírito Santo nos enche por um propósito, o de fazer a vontade do Senhor, de cumprir com a Sua missão, ser cheio do Espírito não é algo automático, mas, fruto de uma busca de estudo da Palavra, jejum e oração. Também não é para mero deleite pessoal, mas, para nos capacitar e nos assistir em nossas necessidades junto às necessidades dos outros.

Transbordar para ajudar os outros, este é o objetivo da dinâmica relação entre o Espírito e o servo do Senhor, o ES é ad fonte do poder para curar, para socorrer, para enxergar, para produzir os frutos do Espírito, para dar testemunho em todos os contextos sociais da terra.

A preocupação que Paulo tinha para com as necessidades dos irmãos pobres de Jerusalém vai de encontro a uma preocupação integral com aquela comunidade como afirma (Paradigma Paulo de Missões p.98) “A compulsão que Paulo sentia para evangelizar vinha da fonte profunda do amor de Cristo: O amor de Cristo nos constrange (2 Co 5.14)”, assim como Deus nos presenteou com a salvação assim também cada um de nós deveríamos presentear os pobres e os necessidades de acordo com as nossas capacidades e as que o Espírito nos atribui pelo seu poder.

Na instrumentalidade de homens e mulheres Jesus transforma a história das pessoas, Deus no seu plano de restauração capacita homens e mulheres em agentes da transformação.

A intimidade entre o homem e o Espírito Santo promove o Reino de Deus e a missio Dei, neste sentido, Timóteo Carriker afirma que “É a força do ES que molda Jesus, o profeta, e proporciona força e direção para o seu ministério de libertação” (cf. Lc 4.18) e é o ES quem fornece o conteúdo para a ação missionária (cf. Jo 14.26).

Nenhum comentário: