Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Maringá começa a discutir toque de recolher para adolescentes

O toque de recolher implantado em Maringá em 1996 e que funcionou por cerca de um ano, volta a ser discutido pelas autoridades.

Apesar do trabalho que o Juizado da Infância e Juventude afirma realizar em Maringá com cerca de 50 comissários a fiscalização de casas noturnas na cidade não tem obtido resultado, uma vez que, é notória a presença de adolescentes em casas noturnas e principalmente em festas que ocorrem nas chácaras em Maringá, o que caracteriza uma exposição de adolescentes a situações de risco social.

Dos 29 homicídos registrados em Maringá 6 eram adolescentes. Determinadas festas que são anunciadas inclusive em programas de televisão e são realizadas em Chácaras devem receber atenção das autoridades.

3 comentários:

Silvio J. Bondezan disse...

Luciano, penso que a questão vai muito alem de um simples referendo em ser contra ou favor. Antes de se tomar uma atitude polêmica como esta, tem que se discutir os determinantes sociais que envolve o tema, passando pelo papel da família, do Estado, do sociedade civil, etc; Identificar o foco do problema para que se tome a medida mais eficiente, que talvez não seja o "toque de recolher". Caso contrário meu amigo, será mais uma medida presumidamente falida!!
Abraços,
Silvio Bondezan

Luciano Brito disse...

É verdade Silvio
O ECA - Estatuto da Criança e dos Adolescentes esta ai para ser cumprido. Precisa ser melhorado? no meu entendimento sim, pois já vai para 18 anos desde a sua sanção.
Agora concordo com você é preciso rever o papel das instituições começando pela família.
O que uma menina de 17 anos e meninos (mais novos ainda) também tem que fazer em uma boate como aquela da Av Pedro Taques em que atração principal é a "MISS TAN TÃO".

James disse...

Pontualmente, e, sobretudo, episódicamente, poderá até ser usado. Não obstante, o caminho democrático deverá passar pela construção e fomação "Humano Genérica" em suas dimensões: trabalho, família, cultura,religião, dentre outras.