Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Rio Jordão corre o risco de desaparecer


Em alguns pontos, o local onde Jesus foi batizado parece um córrego

Apesar de estar cada vez mais reduzido e de parecer um córrego de menos de três metros de largura em alguns pontos, o Rio Jordão separa os dois países do Oriente Médio, e tem importância estratégica, religiosa e histórica para ambos os lados. O ponto do batismo de Jesus descrito no primeiro capítulo do Evangelho de João parece um pequeno riacho.

Segundo historiadores, o ponto exato onde Jesus teria sido batizado, entretanto, não fica mais exatamente no rio, mas um pouco ao lado, numa área que atualmente é seca. Na beira do rio, em uma pequena construção guardada por soldados dos dois lados da fronteira, há uma pequeno recipiente em que a água pode ser recolhida pelos visitantes. Caso prefira, também se pode recolher água direto do pequeno rio, descendo até ele. Visitantes mais religiosos podem ir além, e repetir o ritual do batismo mergulhando por completo no rio.

O rio que já foi navegável perdeu sua força e foi diminuindo por uma série de fatores, alguns naturais, como o aquecimento global, e outros humanos, por conta de desvios em suas partes e de outros rios ligados a ele. Hoje tem seu valor histórico, mas chega a correr o risco de desaparecer completamente em poucas décadas.

Interessado no atrativo para o turismo religioso, o governo jordaniano está discutindo investimentos para evitar que ele continue a diminuir. Junto à Igreja, a Jordânia está organizando algumas mudanças no local, incluindo a construção de duas igrejas cristãs, que vão valorizar a importância sagrada do local.

Fonte: Notícias CPAD

Um comentário:

Raul Sarandi/PR disse...

As magens devem ser protegidas.