Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Seminário debaterá papel das pastorais sociais

Começa amanhã, em Porto Alegre, o 3. Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular, sobre o tema “Horizontes ainda que seja noite”. O seminário vai até domingo e deverá reunir em torno de 60 educadores e educadoras populares interessadas na partilha de experiências e no debate sobre as intervenções das pastorais sociais.

A conjuntura da América Latina é marcada pelo surgimento de governos que buscam ser alternativos ao modelo neoliberal, como é o caso do Brasil, da Bolívia, do Equador, da Venezuela, restulado, entre outros, de esforços da educação popular e da Teologia da Libertação, aponta o serviço de imprensa do seminário.


No entanto, esses governos têm se defrontado com os limites impostos pelo modelo hegemônico. O seminário pretende discutir se as intervenções pastorais e sociais são instrumentos de transformação ou uma espécie de paliativo às desigualdades?

Para trabalhar o tema foram convidados os assessores Ivo Lesbaupin e Marco Antonio Mello. Lesbaupin é sociólogo, doutor pela Universidade de Toulouse-le-Mirail (França), professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Núcleo de Pesquisa “Exclusão social e poder local” (Escola de Serviço Social/UFRJ).

Marco Antonio Mello é graduado e especialista em História, educador e coordenador pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Membro integrante do Instituto Popular Porto Alegre (IPPOA). Ele atua como assessor na área de formação junto a diversos movimentos sociais e em processos de reconstrução curricular em Administrações Populares.

O seminário é promovido pelo Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria (Ceca), Centro de Estudos Bíblicos (Cebi), Associação de Educação Católica (AEC), Comissão Evangélica Latino-Americana de Educação Cristã (Celadec), Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e Adveniat.

Fonte: ALC - Por Jaline Moraes

Nenhum comentário: