Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 24 de maio de 2009

Projeto da Polícia Militar leva mais música para área de risco

O Projeto Segurança Social, desenvolvido pela Polícia Militar, abriu a segunda turma do curso “Escola de Música do Osternack”, implantado em parceria com a Igreja Assembléia de Deus, na Vila Osternack, Sítio Cercado, em Curitiba. No sábado (23), 90 jovens e adultos se inscreveram para aprender teoria e prática musical.

O projeto começou há um mês e, de acordo com o pastor José Vanderlei da Silva, um dos responsáveis pelo curso, o sucesso incentiva novas turmas a participarem da inserção social pela música, independente da religião. “Dos participantes da primeira turma do projeto, 17 não têm vínculo algum com a igreja e encontraram um novo caminho para suas vidas, longe das drogas, por exemplo”, afirmou.

Outro coordenador do projeto Escola de Música do Osternack, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, afirmou que o aumento da procura comprova o bons resultados já alcançados. “Para esta segunda turma, a procura foi tanta que superou o número de 50 vagas oferecidas, chegando a 90 pessoas inscritas”, revelou.

Os professores do curso são voluntários e policiais. “O despertar para novas realidades, provocado por essa iniciativa, serve como chamariz para que mais pessoas se conscientizem de que é importante quebrar paradigmas sociais, proporcionando projetos e oportunidades para aqueles que muitas vezes não tem opção de trabalho”, comentou pastor Vanderlei.

O cabo Ezidemar Siemiapkuski, que ensina educação musical na segunda turma, é um dos exemplos de dedicação. “Acredito que a música faz com que os jovens ampliem suas expectativas tanto sociais quanto econômicas, diminuindo as possibilidades de violência e da entrada deles no tráfico de drogas, muito comum nestas regiões”, avaliou

Um das beneficiadas pelo curso é a adolescente Yasmin dos Santos Silva. “Queria há muito tempo ter aulas de música, mas, por motivos financeiros, não pude seguir esse sonho. Agora, com este curso gratuito, vou poder me dedicar como sempre quis tanto no que diz respeito ao canto quanto ao sax, que é minha paixão”, confessa a jovem.

Yasmim também destaca a importância da atuação da Polícia Militar na Vila Osternack, por meio do Projeto Segurança Social. “Além de aumentar a segurança no bairro, esse projeto possibilita que os jovens tenham uma ocupação saudável nos fins de semana, por isso chamei vários amigos para fazer parte das aulas de música”, diz.

SEGURANÇA SOCIAL – Desenvolvido pelo comando geral da Polícia Militar, o Segurança Social no Bairro tem por objetivo desenvolver socialmente as áreas de risco. Colaboram com a iniciativa outras 66 entidades, entre secretarias de Estado, associações, empresas, igrejas e clubes de serviços. “Essas ações conjuntas entre o governo e a sociedade civil contribuem de forma decisiva para a qualidade de vida dos membros da comunidade, trazendo oportunidades de geração de renda e cidadania”, analisa o tenente-coronel Mattos.

Ele explica que a primeira fase do Projeto Segurança Social, no Osternack começou com a entrada e permanência da Polícia Militar no local, levando mais segurança à população e possibilitando o desenvolvimento das ações sociais. A partir daí, cada um dos segmentos da sociedade começou a implantar, em parceria com a PM, ações para auxiliar a comunidade. A vila foi a primeira a receber o projeto que deverá ser ampliado para outras comunidades em breve.

O pastor Vanderlei também acredita que a chegada da PM no Osternack trouxe mais segurança para a região, contribuindo para o desenvolvimento do projeto. “Isso garante um acesso amplo àqueles que buscam uma transformação de vida”, salientou.

BENEFÍCIOS DA MÚSICA – De acordo com o educador musical, Pablo Zevallos, além de conferir desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial, da fala e motor, a música ajuda tanto crianças quanto adultos a ganhar independência nas atividades habituais e assumir o cuidado consigo mesmas e com o meio, ampliando seu mundo de relações através de múltiplas possibilidades.

Além disso, estudos da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, comprovaram que, entre outros benefícios, a música aumenta a taxa de retorno social anual apresentada pelos alunos da rede pública de ensino, em até 19%. Eles também apontam benefícios como motivação, aumento da autonomia e da autoestima, além de melhor integração e convívio com a comunidade.

“Devido a esses resultados, que virão a médio e longo prazo, é bastante satisfatório encontrar talentos dentro desse projeto de musicalização do Osternack, e conferir o ânimo contagiante, principalmente das crianças, em aprender”, comentou o tenente-coronel Mattos.
Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário: