Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 31 de maio de 2009

Fifa confirma hoje Curitiba no Mundial


Reunião entre o poder público municipal e a CBF na semana passada garantiu a cidade entre as 12 escolhidas para o evento internacional

O encontro do prefeito Beto Richa com Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), há quase duas semanas (19/5), no Rio de Janeiro, serviu para pôr fim a qualquer dúvida: Curitiba será subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio oficial por parte da Fifa das 12 cidades escolhidas será hoje, a partir das 15h20 (de Brasília), nas Bahamas.

Na reunião de 40 minutos, a portas fechadas, no gabinete da presidência da CBF, Teixeira antecipou a seleção da capital paranaense. O dirigente teria, inclusive, apresentado ao prefeito quais os próximos passos a serem tomados pelo município.

No final da história, 5 cidades vão chorar “Ele falou como o Beto – e Curitiba – deveria se portar a partir de agora”, afirmou à Gazeta do Povo uma fonte ligada à prefeitura. O interlocutor pediu para não ter o nome divulgado. “Estou convencido de que estaremos entre as 12 cidades. Completamente otimista”, revela o prefeito. “De 0 a 100? 100%”, crava o vice-governador Orlando Pessuti.

Presidente do comitê local, Pessuti será o único representante oficial do estado na cerimônia da Fifa. Ele viajou com a esposa, Regina Pessuti, que tirou férias para poder acompanhar o evento.

“Estou viajando em missão oficial do governo. Já a minha mulher está indo por conta própria, põe aí”, pede o político.

Cumprida hoje a formalidade de indicação na América Central, Curitiba passa a se preocupar com o caderno de encargos da Fifa. São inúmeras as obrigações em troca da recepção de duas ou três partidas do Mundial (otimista, a organização estadual espera recepcionar até quatro jogos).

A capital, especialmente a região do Água Verde, próxima à Arena da Baixada, passará por uma minirrevolução. Na estrutura e nos hábitos. O investimento previsto bate na casa dos R$ 4,5 bilhões.

“Mas pode ser mais. Ninguém sabe ao certo”, diz Luiz de Carvalho, secretário municipal de relações políticas e institucionais, pasta encarregada de cuidar dos assuntos ligados à Copa.

A partir de amanhã, de acordo com o contrato assinado entre as partes, a cidade terá de fornecer à Fifa relatórios trimestrais completos sobre o andamento das obras. No próximo dia 8 haverá uma primeira reunião no Rio para tratar exclusivamente de estádios.

O projeto de Curitiba prevê intervenções urbanísticas em quase todo o município. A construção do metrô, com custo de R$ 2 bilhões, é a maior delas. Em princípio, o primeiro ramal ligará o CIC ao centro da cidade, com duas estações próximas ao Joaquim Américo (Osvaldo Cruz e Bento Viana).

Mas são os deveres que chamam a atenção. Alguns tópicos do acordo saltam aos olhos. É quase na base do tudo para mim e nada para você. Todos os direitos de exploração comercial do Mundial, por exemplo, pertencem à Fifa, que não precisará recolher nenhum tipo de imposto. Os materiais de publicidade (placas, luminosos, etc.) nos arredores do estádio terão de ser retirados ou cobertos durante o período da Copa. Somente as marcas parceiras da Fifa podem aparecer. A venda pública de alimentos, bebidas e souvenires próximas à Arena também será proibida.

Tem mais. Construções na região e nas principais vias de transporte da cidade terão de ser interrompidas caso incomodem a entidade. “Qualquer praça, ponte ou meio de transporte fica à disposição da Fifa”, diz um dos artigos do contrato.

Curitiba também não poderá reivindicar nada caso uma partida seja “cancelada, transferida, adiada ou interrompida por motivo de força maior”. Danos por acidentes ou morte também ficam na conta da cidade-sede. “É necessário a assinatura de seguro público geral contra acidentes, assim como danos por perdas financeiras e de propriedade (10 milhões de euros cada)”, diz o entendimento assinado por Richa.

Qualquer dúvida será “resolvida por um tribunal de arbitragem consistido de três árbitros, conforme as Regras de Arbitragem Internacional da Câmara de Comércio da Suíça. A sede da arbitragem será em Zurique, Suíça e o idioma dos processos será o inglês”.

Apesar da série de compromissos, o poder municipal só vê vantagens em sediar parte do Mundial.

“Será algo extraordinário para Curitiba e para o Paraná”, projeta Pessuti. “O saldo é muito positivo, vale a pena. Todas as obras de infraestrutura ficarão para a cidade”, completa Richa.

Ao vivo

Anúncio das 12 subsedes da Copa 2014, às 15h20, na RPC TV.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: