Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Na Luta Contra o Trabalho Infantil

Por Luciano Brito

Os dados apontados pelas pesquisas do IBGE demonstram como é real o trabalho infantil em nosso país. O governo federal se esforça para implantar o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e todo o seu esforço é válido diante desta vergonha que é para o nosso país – a exploração de crianças através do trabalho.


De acordo com o IBGE (2007) mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 13 anos foram vítimas de exploração pelo trabalho sendo que 20,4% das crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos deixaram de ir à escola por motivos relacionados ao trabalho.


Quase metade das crianças ocupadas de 5 e 13 anos e que freqüentam a escola trabalham cerca de 14 horas por semana e 6,6% delas chegam trabalhar 40 horas ou mais.


Crianças menores de 14 anos não podem trabalhar no Brasil, lutemos para que elas estudem, brinquem e se desenvolvam livres de qualquer tipo de exploração.


Ainda que em nossa região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) alguns acreditem que o trabalho é até mais importante do que a escola como afirma


Renato Mendes (OIT) “Eles acham que é melhor criança trabalhando do que na rua. Mas não percebem é que esse tipo de criação, essa tentativa de segurar a criança no campo, faz com que os jovens fujam para a cidade quando conquistam a mínima autonomia”


vamos lutar para que elas continuem dando trabalho e não recebendo trabalho.

Nenhum comentário: