Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

Primeira fase do Sistema Binário começa a funcionar a partir de domingo

As mudanças serão realizadas primeiramente nas avenidas Herval e Duque de Caxias, que terão suas vias direcionadas em sentido único

Os motoristas que trafegarem pelo Centro de Maringá devem redobrar a atenção a partir de domingo (17), quando entra em operação a primeira fase do Sistema Binário em Maringá. As mudanças serão realizadas primeiramente nas avenidas Herval e Duque de Caxias, que terão suas vias direcionadas em sentido único. “Teremos quatro pistas para ir e voltar, dando mais fluidez ao trânsito”, explica o secretário municipal dos Transportes, Walter Guerlles.

A partir de domingo a Avenida Herval fará o sentido Avenida Colombo – Catedral, enquanto a Duque de Caxias seguirá a rota inversa: Catedral -Colombo. As avenidas que fazem parte desse trajeto também terão sentido único, com a primeira etapa do Sistema Binário abrangendo as seguintes vias: Demétrio Ribeiro – Herval – Papa João XXIII – Duque de Caxias e Lauro Werneck.

Agulhas servirão para conversão à esquerda e direita nas avenidas Duque de Caxias, Herval, São Paulo e Paraná - Divulgação Setran

Agulhas servirão para conversão à esquerda e direita nas avenidas Duque de Caxias, Herval, São Paulo e Paraná - Divulgação Setran

Confira as mudanças no trânsito de Maringá; A partir de domingo (17) a avenida Herval fará o sentido Avenida Colombo – Catedral; A partir de domingo a Avenida Duque de Caxias seguirá o sentido Catedral -Avendia Colombo - André Renato/PMM

Linhas do Transporte Coletivo sofrerão adequações no itinerário com o Sistema Binário 415- 414 – 427 – 220 – 461 – 735 – 736 – 737 – 458 – 428 E.

Os usuários dessas linhas estão sendo orientados sobre as mudanças através de panfletos e cartazes colocados nos ônibus.

Vantagens

Uma das vantagens dos binários será a possibilidade do motorista virar à esquerda. Para isso, foram colocadas mais de 50 agulhas para transposição dos veículos de uma pista para a outra permitindo a conversão. Além disso, os semáforos também foram invertidos, disponibilizando os equipamentos no mesmo sentido das vias.

De acordo com o diretor de engenharia de tráfego, Gilberto Purpur, será possível cruzar a região central da cidade de forma rápida, graças a sincronização perfeita dos semáforos. “A sequência de aberturas acontece de tal maneira que permite ao motorista atravessar a cidade de norte a sul e vice-versa em poucos minutos a uma velocidade máxima de 50 quilômetros por hora”, explica.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Maringá, serão investidos cerca de R$ 5 milhões de recursos da prefeitura e do Fundo Municipal de Transportes para a implantação do sistema. Esse valor entrará como contrapartida do município no convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a revitalização da Avenida Brasil, que é a fase final dos binários.

Alertas

Para evitar transtornos aos motoristas (como ocorreu em alguns momentos durante as etapas de adequação do trânsito), a Secretaria dos Transportes (Setran) disponibilizou placas, faixas, sinalização horizontal e agentes de trânsito para orientar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. Além disso, equipes estão realizando a distribuição de folders explicativos nas ruas e nas empresas da área central da cidade. Já no domingo, haverá um efetivo trabalhando na orientação dos motoristas. “Todos os mecanismos para alertar sobre as mudanças e conscientizar os usuários foram utilizados pela Setran. Teremos grandes mudanças que trarão melhorias para o trânsito, mas para que tudo corra bem precisamos da colaboração e atenção de todos os usuários do trânsito”, destaca Guerlles.

Segunda etapa em fevereiro

A segunda e última fase de instalação do Sistema Binário começa no próximo mês, quando a Avenida São Paulo passa a ter sentido Avenida Tiradentes – Avenida Colombo, e a Paraná terá o sentido Colombo – Tiradentes. O Sistema Binário é a aposta da prefeitura de Maringá para desafogar o trânsito da cidade, que tem a maior frota proporcional de automóveis do Estado, com 220,2 mil veículos. As mudanças para implantação do sistema tiveram início em 21 novembro do ano passado. Desde então foram realizadas modificações nos sentidos de 23 ruas e avenidas nas regiões do Jardim Universitário e das Zonas 02 e 07. Na opinião de Guerlles, até agora os resultados foram satisfatórios. “Quando há mudanças em costumes, sempre existem dificuldades. Mas avaliamos que as reclamações foram menores do que havíamos previsto” Fonte: Jornal de Maringá Online, reportagem de Marcus Ayres

Nenhum comentário: