Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Secretários de Beto Richa cumprem 79,4% dos objetivos

Beto: “Vamos cortar essa onda”. Foto:Daniel Caron

As secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba cumpriram 79,45% das metas estabelecidas nos Contratos de Gestão, formalizados em março de 2009. Os termos foram firmados por secretários municipais com o prefeito Beto Richa.

O resultado, divulgado ontem no Fórum de Dirigentes Municipais, mostra que 147 metas foram cumpridas; 40 superadas; 31 alcançadas com ressalvas; e sete com desempenho insatisfatório. Este último representa 4% do total dos indicadores estabelecidos. A média de desempenho chegou a 90%, segundo a prefeitura.

Entre as metas não cumpridas está a redução de 5% no número de danos ao patrimônio público municipal. Pelo contrário, houve aumento das ocorrências em 2009: saltou de 796 em 2008 para 883 em 2009.

“Boa parte foi por conta dos episódios em estádios de futebol, no vandalismo no Estádio Couto Pereira (6 de dezembro, última rodada do Campeonato Brasileiro). Houve ônibus depredados e prejuízos em terminais. Agora vamos ter um papel mais forte da Guarda Municipal, cortar essa onda de vandalismo e pichações”, afirmou o prefeito Beto Richa.

Também houve problemas no índice de satisfação do cidadão com a manutenção da cidade e o tempo de resposta nos pedidos de serviços de iluminação pública. Os dois casos foram prejudicados pelas frequentes chuvas fortes que caíram no segundo semestre de 2009.

Algumas metas também tiveram influência externa, como a crise econômica mundial. Exemplo foi o gasto médio diário dos turistas que passaram por Curitiba em 2009: US$ 73,95 cada. O objetivo era aumentar o valor. Mas houve cumprimento da meta para incrementar o número de turistas. Foram três milhões de visitantes no período.

Entre as metas alcançadas, aparecem a redução de gastos de custeio da prefeitura (economia de 18,72%, contra meta de 15%); abertura de duas mil vagas em creches (2.285 no total); queda no índice de mortalidade infantil (de 9,9 para 9,3 óbitos a cada mil nascidos vivos); controle efetivo da dengue (nenhum caso contraído); e diminuição no número de acidentes (de 1.469 para 1.289 a cada 100 mil habitantes).

“Pudemos constatar que metas estabelecidas pela administração aos secretários foram atingidas, em média, em 90% no ano passado. É um número satisfatório. O restante não foi possível devido a alguns atrasos de repasses financeiros, em parcerias que acabaram demorando. Mas está tudo justificado e reprogramado para este ano”, disse Beto. Os resultados estão no site da prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br).

O prefeito assinou ontem com secretários e dirigentes municipais os Contratos de Gestão para 2010. Alguns compromissos estabelecidos para este ano são ligados à Copa do Mundo de 2014.

Também estão programados projetos de revitalização da rodoviária, Avenida das Torres, Avenida Cândido de Abreu e Avenida Marechal Floriano Peixoto. Outras metas são a reforma do terminal de passageiros Santa Cândida e o Sistema Integrado de Mobilidade. Fonte: Paraná Online, reportagem de Joyce Carvalho

Nenhum comentário: