Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Apoio do DEM a Osmar racha legenda no PR

Alceni Guerra envia carta à direção do partido criticando compromisso fechado pelo presidente da sigla no estado

A distância cada vez maior entre o PDT e o PSDB no Paraná – aliados de longa data, Osmar Dias e Beto Richa devem disputar o governo estadual em 2010 – provocou um racha no Democratas local. O deputado federal Alceni Guerra (DEM) solicitou à cúpula nacional do partido intervenção no diretório estadual, comandado pelo também deputado federal Abelardo Lupion. Segundo Guerra, Lupion firmou um compromisso que foge à aliança nacional com os tucanos e que remete a um “palanque eleitoral de Osmar Dias e da ministra Dilma Rousseff”.

O pedido consta de uma carta enviada por Guerra ao presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia. Antes de solicitar a intervenção, o deputado ofereceu uma alternativa: o desligamento dele da bancada do DEM. Ele diz que se sentiu “ludibriado”, pois em almoço com a bancada nacional do partido, no dia 18, ficou acertado o apoio à candidatura do PSDB à Presidência da República, independentemente do candidato – José Serra ou Aécio Neves. “No mesmo dia, Lupion faz uma reunião com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Nós todos sabemos que o Lupi está com a Dilma”, criticou Guerra.

“Vamos apoiar o PSDB, mas uma coisa é a disputa nacional e outra é a disputa estadual. Meu papel hoje é de tentar trazer o senador Osmar Dias para a base de apoio à candidatura do PSDB. O papel que faço é o que os tucanos deveriam estar fazendo.” Aberlardo Lupion, presidente estadual do DEM

Lupion reagiu. “Senti-me desconfortável porque assumi um compromisso com a bancada e o presidente estadual assume outro e, o que é pior, sem me consultar nem me comunicar depois. Isso me obrigou a tomar uma posição. Se não fico de bobo a nível nacional ou a nível estadual”, declarou Alceni Guerra, que foi secretário do Planejamento de Curitiba entre janeiro e setembro deste ano. Segundo Guerra, ele e Rodrigo Maia vão se reunir hoje para discutir o assunto.

Abelardo Lupion disse que está “estranhando” a postura de Alceni Guerra. “A reunião foi feita com a presença de Lupi, de Osmar Dias e do Rodrigo Maia”, afirmou Lupion. Ele rechaça a acusação de aproximação com Dilma Rousseff. “Quem conhece minha história sabe que eu jamais apoiaria o PT”, declarou.

“Vamos apoiar o PSDB, mas uma coisa é a disputa nacional e outra é a disputa estadual. Meu papel hoje é de tentar trazer o senador Osmar Dias para a base de apoio à candidatura do PSDB. O papel que faço é o que os tucanos deveriam estar fazendo”, disse Lupion. Ele ressaltou que “não abre mão” de apoiar o pedetista na corrida pelo governo do Paraná e alfinetou os defensores da candidatura de Beto Richa – eleito em 2008 com o apoio do PDT, que esperava receber o favor em 2010 para eleger Osmar Dias governador. “Espero que os compromissos recentemente assumidos sejam cumpridos.”

Apoio

O presidente da Assembleia Le­­­gislativa do Paraná, Nelson Justus, apoiou a postura de Guerra. Para ele, independentemente de ser o presidente estadual da legenda, Lupion não tem poderes para fechar acordo com Osmar Dias. Justus defendeu ainda que as discussões sobre alianças devem ocorrer nas convenções partidárias e não por iniciativas individuais.

O deputado estadual Elio Rusch declarou que, até a convenção que decidirá a posição do DEM, em junho de 2010, todos os filiados têm o direito de manifestar a opinião pessoal. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: