Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Conheça o sistema binário que funcionará em Maringá a partir de janeiro

Mapa mostra todos os novos sentidos; Clique abaixo e veja em alta resolução

Principais mudanças serão em quatro grandes vias centrais que passam a ter mão única, mas ruas de bairros também serão afetadas. Algumas inversões já estão valendo

Os motoristas de Maringá vão acompanhar mudanças drásticas no trânsito a partir de janeiro de 2010 com a implantação do sistema binário, que consiste na transformação das avenidas São Paulo, Herval, Duque de Caxias e Paraná em mão única, com duas vias fazendo o sentido norte- sul e outras duas o inverso. Segundo a Secretária de Transportes (Setran), o novo formato dará maior fluidez ao trânsito de uma forma geral. Os detalhes serão apresentados oficialmente nesta sexta-feira (20) pelo prefeito Silvio Barros (PP)e pelo secretário Walter Guerlles.

A transição está sendo feita em etapas para que os condutores se acostumem aos novos sentidos. A 1º etapa será concluída no próximo dia 22 e será centrada nas ruas do Jardim Universitário. Ganham sentido único em direção bairro/centro as Ruas Paranaguá e Bragança e no sentido centro/bairro as Ruas Prof. Lauro Weneck e Quintino Bocaiúva. Na mesma data, as Ruas Osvaldo Cruz e Bragança serão direcionadas no sentido único leste/oeste e a Rua Tietê seguirá apenas na direção contrária.

Uma semana depois, no dia 29 de novembro, a Setran concluirá as mudanças nas proximidades da Avenida Morangueira. A Rua Antonio Marin ficará no sentido único bairro/centro e a Rua Dr. Miguel Ferreira servirá para deslocamentos do centro para o bairro, bem como a Rua Ardinal Ribas. Duas vias na região seguem do oeste para leste: Rua Clementina Basseto e Alberto Byngton Jr. A Rua 10 de Maio segue na direção leste/oeste.

A 3ª etapa será concluída em 13 de dezembro nas ruas da Zona 2. No sentido centro/bairro ficará a Rua Vaz Caminha. No sentido bairro/centro os motoristas poderão seguir pelas Ruas Martin Afonso e pela São Marcelino Champagnat. No sentido leste/oeste, para quem segue do Parque Florestal para o Parque do Ingá, por exemplo, as alternativas são as Ruas Felipe Camarão, Santa Maria e Padre Germano José Mayer. No sentido contrário, as opções serão as Ruas Monte Pascoal, Antonio Salema, Dr. Arion Ribeiro do Campos e Fernandes Vieira.

Vale lembrar que algumas das vias citadas já tiveram seu sentido unificado anteriormente, e por isso os motoristas já devem ficar atentos quando transitarem pela região.

Finalmente, a 4ª etapa será concluída com a implantação dos binários, em janeiro. As duas vias da Avenida Paraná e da Avenida Herval seguem na direção Colombo/Catedral e a Avenida Duque de Caxias a Avenida São Paulo terão todo o tráfego direcionado no sentido Catedral/Colombo. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: