Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pena alternativa para pequeno traficante é suspensa

Texto apresentado pelo Ministério da Justiça foi rejeitado pelos senadores da Comissão de Constituição e Justiça

Derrotado, o governo federal vai alterar a proposta que prevê penas alternativas a pequenos traficantes. O texto apresentado pelo Ministério da Justiça foi rejeitado ontem pelos senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A base governista admitiu que é preciso fazer ajustes, já que o artigo penal que trata do tráfico não diferencia o grande do pequeno criminoso. “Não há qualificação mediada. Não podemos abrir brechas para grandes traficantes se beneficiarem”, disse o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), que fez um acordo ontem com a oposição.

Na votação os senadores aprovaram, por consenso, o monitoramento eletrônico para presos por crimes hediondos e reincidentes que cometeram crimes mediante violência que estiverem em regime semiaberto. Esses mesmos presos terão ainda que passar por exame criminológico para receber benefícios e sair da cadeia temporariamente. “Mesmo que tenha bom comportamento”, afirmou Mercadante. Estão incluídos os presos por sequestro, estupro e tráfico de drogas. Os presos por outros crimes também poderão ter que passar por esse crivo se assim entender o juiz.

O presidente da CCJ, Demostenes Torres (DEM-GO), foi um dos principais opositores da proposta de estabelecer penas alternativas a pequenos traficantes. Na opinião do senador, o grande traficante “usaria” essas pessoas para aumentar o negócio de entorpecentes no País. “Isso vai escancarar as portas para o tráfico de drogas”, afirmou. Outros senadores também demonstraram dificuldade em aceitar o projeto e o governo então cedeu.

Para o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, apesar da derrota, o saldo é positivo. “Acho que os senadores receberam o tema com simpatia. Agora vamos discutir e reescrever a proposta. É preciso analisar os verbos da lei: exportar drogar, importar, vender, oferecer, o que pode ser enquadrado ou não na pena alternativa”, explicou. Para Mercadante, o governo precisa encontrar uma proposta que enquadre apenas o usuário detido com uma quantidade razoável de droga e que não seja vendedor dela. Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: