Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Juntos, Richa e Serra lançam programa de saúde em Curitiba


O prefeito Beto Richa, de Curitiba, e o governador de São Paulo, José Serra, trocaram elogios nesta quinta-feira (19), na capital, durante o lançamento do programa Mulher Curitibana, de prevenção ao câncer de mama. Durante a cerimônia, na Universidade Positivo, Richa e Serra também assinaram protocolo de cooperação técnica na área de habitação de interesse social. “A Curitiba do prefeito Beto Richa é uma cidade de vanguarda nas questões humanas. Na área pública, temos que aprender a copiar. Temos que aproveitar as boas experiências”, afirmou Serra. “O governador José Serra foi o melhor ministro da saúde da história do Brasil”, devolveu Richa.

O objetivo do programa Mulher Curitibana é reforçar entre as mulheres acima de 50 anos a importância do exame clínico preventivo do câncer de mama. A expectativa é de que o programa eleve o número mensal de mamografias dos atuais 6 mil exames para 10 mil. "Este é um dia especial para a mulher curitibana, que já conta com um programa eficaz de atenção materno-infantil, o Mãe Curitibana, que inspirou José Serra a implantar o Mãe Paulistana quando era prefeito de São Paulo", disse Richa. "Agora, com o Mulher Curitibana, avançaremos muito na prevenção e combate ao câncer de mama, uma das doenças mais preocupantes na cidade e no País."

"Eu já fui ministro da Saúde, por isso sei da extrema importância deste novo programa, mais uma iniciativa que mostra a atenção especial que a Prefeitura de Curitiba dá à área de saúde", disse Serra.

Das cerca de 220 mil mulheres a partir de 50 anos moradoras de Curitiba, perto de 150mil frequentam as unidades de atendimento da Secretaria Municipal da Saúde. Quando detectados em fase inicial, 95% dos casos de câncer de mama têm cura. A taxa de incidência do câncer de mama em Curitiba é de 76 mulheres a cada 100 mil , proporção maior que a a média do Paraná (56 por 100 mil), da região Sul (67 por 100 mil) e do Brasil (51 por 100 mil). Em 2008, o câncer de mama foi a causa da morte de168 mulheres em Curitiba. Fonte: SMCS de Curitiba

Nenhum comentário: