Em um prazo de cinco anos, novo grupo pretende estar entre as dez maiores redes do Brasil. Faturamento das empresas em 2009 superou R$ 600 milhões
As redes de supermercados Cidade Canção e São Francisco, ambas sediadas em Maringá, anunciaram na manhã desta terça-feira (12) a fusão dos dois grupos. Com a união, a rede poderá ser a terceira do Paraná e uma das maiores da região sul do país.
A perspectiva é tomada a partir do faturamento divulgado pelas empresas, que juntas teriam arrecadado aproximadamente R$ 610 milhões no ano passado. Considerando o último ranking divulgado pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) - referente ao ano de 2008- o grupo maringaense superaria o então terceiro colocado, a rede Beal, de Cascavel, que naquele período teria faturado em torno de R$ 229,1 milhões.
Conheça as empresas
CIDADE CANÇÃO
- Fundação: 1977, por Manuel Marques Cardoso
- Lojas: 12, sendo sete em Maringá e as demais em Sarandi, Mandaguari, Apucarana, Cornélio Procópio e Marialva
- Funcionários: 1,3 mil
SÃO FRANCISCO
- Fundação: 1982, por Valdir Nogaroli
- Lojas: 16, sendo oito em Maringá, duas em Paranavaí, Londrina e Cianorte; e uma em Jandaia do Sul e Dourados/MS
- Funcionários: 1,7 mil
Redes lideradas por Jefferson Nogaroli e Carlos Tavares compartilharam estrutura física e logística
As redes de supermercado com maior faturamento no Paraná em 2008
* Irmãos Muffato e Cia Ltda. (Cascavel) - R$ 1.428.894.000
* Condor Super Center Ltda. (Curitiba) - R$ 1.196.313.116
* Cia. Beal de Alimentos (Cascavel) - R$ 229.198.032
* Casa Viscardi S/A (Londrina) - R$ 128.753.776
* Diplomata Diostribuição e Varejo Ltda. (Curitiba) - R$ 110.302.864
Fonte: Associação Paranaense de Supermercados (Apras)
Tanto o São Francisco quanto o Cidade Canção não foram encontrados no ranking de 2008. Segundo a assessoria de imprensa da Apras, isso pode ter ocorrido por dois fatores: ou as empresas não atingiram o faturamento mínimo para entrar no ranking (possibilidade menos provável), ou então não forneceram as informações necessárias para entrar no ranking.
Fusão
O anúncio da fusão foi feito na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O negócio, chamado de "aliança estratégica", vinha sendo discutido há cerca de dois meses. De acordo com Jefferson Nogaroli, dono do São Francisco, em um prazo de cinco anos, o novo grupo pretende entrar no rol das dez maiores redes de supermercados do país. Hoje, juntas, as redes estão pouco acima da 20ª posição.
A fusão, segundo ele, permitirá que as empresas compartilhem parte da estrutura física e de logística e que consigam redução de preço junto aos fornecedores, o que pode baratear os produtos vendidos. "Outro ponto fundamental para o fechamento do negócio foi o fato de que nenhuma das redes tem um grande supermercado, o que poderia inibir o crescimento das demais lojas."
Planejamento
Juntas, as empresas têm 28 lojas em dez cidades do Paraná e também em Dourados, no Mato Grosso do Sul, nas quais trabalham três mil funcionários (1,7 mil no São Francisco e 1,3 mil no Cidade Canção).
No acordo estabelecido entre as redes, cada uma das empresas administrará 50% do novo grupo. Além disso, em um primeiro momento, as duas marcas serão mantidas. É possível que, mais tarde, um dos grupos segmente as vendas para as classes A e B, e outro para as classes C, D e E. Nogaroli diz que definições como essas serão tomadas a partir dos resultados de uma consultoria encomendada à PricewaterhouseCoopers, que deve ser concluída em até dois meses.
Com a fusão, Jefferson Nogaroli deve ocupar a presidência do conselho de administração da nova empresa. Já o principal representante do Cidade Canção, Carlos Tavares Cardoso, deve ser o diretor executivo. Fonte:Gazeta do Povo, reportagem de Renan Colombo e Marcus Ayres
As redes de supermercados Cidade Canção e São Francisco, ambas sediadas em Maringá, anunciaram na manhã desta terça-feira (12) a fusão dos dois grupos. Com a união, a rede poderá ser a terceira do Paraná e uma das maiores da região sul do país.
A perspectiva é tomada a partir do faturamento divulgado pelas empresas, que juntas teriam arrecadado aproximadamente R$ 610 milhões no ano passado. Considerando o último ranking divulgado pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) - referente ao ano de 2008- o grupo maringaense superaria o então terceiro colocado, a rede Beal, de Cascavel, que naquele período teria faturado em torno de R$ 229,1 milhões.
Conheça as empresas
CIDADE CANÇÃO
- Fundação: 1977, por Manuel Marques Cardoso
- Lojas: 12, sendo sete em Maringá e as demais em Sarandi, Mandaguari, Apucarana, Cornélio Procópio e Marialva
- Funcionários: 1,3 mil
SÃO FRANCISCO
- Fundação: 1982, por Valdir Nogaroli
- Lojas: 16, sendo oito em Maringá, duas em Paranavaí, Londrina e Cianorte; e uma em Jandaia do Sul e Dourados/MS
- Funcionários: 1,7 mil
Redes lideradas por Jefferson Nogaroli e Carlos Tavares compartilharam estrutura física e logística
As redes de supermercado com maior faturamento no Paraná em 2008
* Irmãos Muffato e Cia Ltda. (Cascavel) - R$ 1.428.894.000
* Condor Super Center Ltda. (Curitiba) - R$ 1.196.313.116
* Cia. Beal de Alimentos (Cascavel) - R$ 229.198.032
* Casa Viscardi S/A (Londrina) - R$ 128.753.776
* Diplomata Diostribuição e Varejo Ltda. (Curitiba) - R$ 110.302.864
Fonte: Associação Paranaense de Supermercados (Apras)
Tanto o São Francisco quanto o Cidade Canção não foram encontrados no ranking de 2008. Segundo a assessoria de imprensa da Apras, isso pode ter ocorrido por dois fatores: ou as empresas não atingiram o faturamento mínimo para entrar no ranking (possibilidade menos provável), ou então não forneceram as informações necessárias para entrar no ranking.
Fusão
O anúncio da fusão foi feito na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O negócio, chamado de "aliança estratégica", vinha sendo discutido há cerca de dois meses. De acordo com Jefferson Nogaroli, dono do São Francisco, em um prazo de cinco anos, o novo grupo pretende entrar no rol das dez maiores redes de supermercados do país. Hoje, juntas, as redes estão pouco acima da 20ª posição.
A fusão, segundo ele, permitirá que as empresas compartilhem parte da estrutura física e de logística e que consigam redução de preço junto aos fornecedores, o que pode baratear os produtos vendidos. "Outro ponto fundamental para o fechamento do negócio foi o fato de que nenhuma das redes tem um grande supermercado, o que poderia inibir o crescimento das demais lojas."
Planejamento
Juntas, as empresas têm 28 lojas em dez cidades do Paraná e também em Dourados, no Mato Grosso do Sul, nas quais trabalham três mil funcionários (1,7 mil no São Francisco e 1,3 mil no Cidade Canção).
No acordo estabelecido entre as redes, cada uma das empresas administrará 50% do novo grupo. Além disso, em um primeiro momento, as duas marcas serão mantidas. É possível que, mais tarde, um dos grupos segmente as vendas para as classes A e B, e outro para as classes C, D e E. Nogaroli diz que definições como essas serão tomadas a partir dos resultados de uma consultoria encomendada à PricewaterhouseCoopers, que deve ser concluída em até dois meses.
Com a fusão, Jefferson Nogaroli deve ocupar a presidência do conselho de administração da nova empresa. Já o principal representante do Cidade Canção, Carlos Tavares Cardoso, deve ser o diretor executivo. Fonte:Gazeta do Povo, reportagem de Renan Colombo e Marcus Ayres
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